quarta-feira, 18 de maio de 2011

Educabilidade: A educação esta além da escolarização.

Educabilidade é o reconhecimento do homem como ser inacabado, uma forma de se incluir socialmente no meio em que vive. É portanto um fator social que envolve uma junção da educação formal, não-formal e informal. 
A educação formal  envolve a escola direta e unicamente, a não-formal envolve o social. Entre ambas encontramos a informal que envolve a famíla e o meio, entendida como não intencional porém esse conceito não é compartilhado por todos os educadores. Libaneo conceitua a educação informal como: " clima em que os indivíduos vivem, envolvendo tudo o que do ambiente e das relações sócio-culturais e políticas impregnam a vida indivual e grupal"(Pedagogia e Pedagogo, para que?, 2005, p.90).
É importante ressaltar que a educação não-formal deve ser um complemento à formal, não uma substituta.
A educação como experiência especificamente humana é uma forma de intervenção no mundo. Segundo Paulo Freire no livro Pedagogia da Autonomia "quando fala em educação como intervenção se refere tanto a que aspira mudanças radicais na sociedade, na economia, nas relações humanas, na propriedade, do direito ao trabalho, à terra,à educação e à saúde." 
A escola deve se humanizar com as experiências das ONG's e estas podem aprender com a escola ao longo da vivência do sistema de ensino. O Pedagogo deve aprender com Educador-Social e vice-versa, cuidando, acompanhando e participando da rede de proteção de crianças e adolescentes.

3 comentários:

  1. Obrigado pelo conceito da educabilidade do homem, por natureza o homem nasce com um conhecimento e com ajuda do meio que o redeia acaba adquiridos novos conhecimentos

    ResponderExcluir