Um dos desafios da escola é o de desenvolver um projeto político pedagógico com uma visão real da práxis pedagógica em relação a diversidade cultural para a mobilização das competencias dos alunos. Quando a escola tem um projeto que não tende as diferenças individuais , gera desprazer, indisciplina, agressividade e possivelmente ou fracasso.
O trabalho pedagógico deve ter uma visão democrática, admitindo as diferenças como elemento fundamental no ensino-aprendizagem. Podendo contribuir para o crescimento de um novo homem em uma sociedade. Para superar o preconceito de que existe o aluno ideal diante da diversidade cultural, a escola onde não há uma classe homogênea precisa de elementos das relações sociais, universo escolar, pluralidade cultural para a formação do homem integral.
A diversidade cultural pode transformar a escola e a sala de aula num ambiente de aprendizagem significativa. A escola deve assumir uma postura de mudanças reinventando uma nova escola desde o planejamento curricular e a execução de novas estratégias.
"A escola não deve trabalhar a diversidade como desigualdade"